Por que ter um sistema solar na área rural?

Entenda o quão vantajoso pode ser um sistema de energia solar fotovoltaico no setor rural.

Energia solar fotovoltaica no setor rural

A energia solar está a cada dia mais presente, se tornando mais acessível para que todos um dia tenham a sua própria usina de geração de energia.

O setor rural está constantemente evoluindo tecnologicamente para tornar a produção cada vez mais rápida e barata.

A área rural se destaca muito na economia mesmo em períodos de crise. Contudo, para que se produza, na maioria dos casos, necessita-se de energia elétrica.

Em alguns casos, a energia elétrica chega a representar mais de 30% do custo da produção.

Assim como em áreas urbanas no setor rural pode ser muito vantajoso ter um sistema de energia solar fotovoltaica.

Utilização dos sistemas em áreas rurais

O sistema de energia fotovoltaica pode ter várias utilizações, todas com a intenção de gerar mais economia e tornar sua produção mais sustentável e eficiente.

Residência

Pode ser utilizado na residência para reduzir o custo mensal que se tem ao utilizar a energia da rede. Além de valorizar seu imóvel, você colabora para que o mundo se torne cada vez mais sustentável.

Eletrificação de cercas

A energia solar pode ser utilizada na eletrificação de cerca para a criação de gado, e também pode ser utilizada para a proteção da propriedade. 

Bombeamento de água

O sistema de bombeamento de água é algo muito utilizado no setor rural, seja para irrigação, hidratação de animais, oxigenação de lagoas e etc. O sistemas Off-grid são muito viáveis para estas aplicações, por serem ininterruptos, mesmo na falta de energia elétrica da rede não terá o risco de perda de produção.

Iluminação Local

Os sistemas solares podem ser utilizados para a iluminação de toda a propriedade, na residência, postes, galpões e etc.

Onde o sistema pode ser instalado?

Isso não é um problema, o sistema pode ser instalado em muitos lugares.

No telhados de residências ou galpões, em solo com estrutura apropriada ou até mesmo substituir as telhas na cobertura de edificações.

Devo ter um sistema on-grid ou off-grid?

Um breve resumo sobre os dois.

Sistema on-grid

O sistema on-grid é o que mais se tem procura, por ser um sistema que é conectado à rede e tem um custo mais acessível.

Ele produz energia durante o dia, a energia em excesso é direcionada a concessionária e transformada em crédito na rede, assim os mesmos são utilizados no período da noite ou em períodos de pouca produção como no inverno.

Sistema off-grid

O sistema off-grid é um sistema independente, ou seja, não precisa ser conectado à rede.

O sistema off-grid tem um custo mais elevado, por possuir alguns componentes a mais que os sistema on-grid, como banco de baterias e controlador de carga. Esse sistema é indicado para utilização em locais e regiões que não possui acesso a rede da concessionária de energia elétrica.

Há também o sistema hibrido que é a mistura dos sistemas off-grid e on-grid. Ele funciona como um super nobreak e sua produção é ininterrupta, seu valor é bem mais elevado em relação aos outros sistemas.

Todos os sistemas trabalham de forma parecida, depende da aplicação para definir qual modelo usar.

Energia solar é um bom investimento para o setor rural?

Não só no setor rural, mas em todos os setores, com certeza será um bom investimento!

Com a economia gerada o sistema se paga, mais ou menos em 5 anos. Se levar em conta a vida útil do sistema (que é de mais de 25 anos) ainda há 20 anos ou mais de economia.

Os equipamentos que a KS Energia Solar fornece possuem garantia de até 25 anos de geração, o que torna seu investimento ainda mais seguro e proveitoso!

Após ler esse artigo você deve ter ficado no mínimo curioso em saber quanto custaria para você começar a gerar sua própria energia.

Solicite seu orçamento sem custo algum Clicando aqui! Tiraremos todas as suas dúvidas!