Energia solar fotovoltaica: Vantagens e Desvantagens

Entenda as vantagens e desvantagens em adquirir um sistema de energia solar fotovoltaico.

Vantagens

As vantagens variam desde a diminuição de poluentes até a valorização de seu imóvel!

Economia

Um dos fatores que mais traz procura pela energia solar fotovoltaica sem dúvidas é a economia.

Um sistema de energia solar quando instalado pode chegar a gerar 95% de economia na sua conta de luz. A conta só não virá zerada pelo fato de que é obrigatório pagar a taxa de disponibilidade de uso da rede.

 Os sistemas Off-Grid por não precisarem ser conectados à rede, não se tem o gasto da taxa de disponibilidade (se você quiser saber mais sobre esse tipo de sistema Clique aqui).

Quanto mais a inflação sob a energia aumentar mais economia será gerada, até porque, se não há o sistema de energia solar essa diferença precisa ser paga!

Baixa manutenção

A manutenção é barata. Basta lavar as placas com água e sabão neutro. O intervalo entre as limpezas varia em função do ambiente ao redor do painel. Em geral as placas são lavadas uma vez por ano.

Recomenda-se que a limpeza seja feita por um profissional, para que não ocorra o risco de danificar as placas solares.

Ruídos

O sistema fotovoltaico não gera nenhum tipo de ruído, independentemente de onde o sistema estiver instalado, no telhado ou no solo.

Sustentabilidade

O sistema fotovoltaico utiliza da fonte de energia mais abundante, gratuita e eficiente, o sol!

A energia recebida do sol anualmente representa mais de 10.000 vezes o consumo da população no mundo.

Diferente de outras fontes de energia, a energia solar não emite dióxido de enxofre (SO2), dióxido de carbono (CO2) e óxidos de nitrogênio (NOx). Todos esses gases contribuem para o aquecimento global.

A implantação de um sistema de energia solar evita o desmatamento, alagamento de áreas por represas de rios e poluição por queima de materiais, os sistemas podem ser instalados nos telhados, coberturas de estacionamentos e etc.

Agilidade e facilidade de instalação

A instalação do sistema é feita em média em 3 dias.

O processo todo, desde o fechamento do contrato até a instalação do sistema é de mais ou menos 40 dias, esse tempo se dá pelo fato que a entrega dos equipamentos é feita em aproximadamente 15 dias e a concessionária de energia tem 15 dias para aprovar o projeto e mais 7 dias para realizar a vistoria e trocar do medidor.

Vida útil do sistema

A vida útil dos principais componentes do sistema são, o inversor em média 20 anos e os painéis que duram 30 anos ou mais.

As placas solares que nós da KS utilizamos em nossos sistemas possuem 25 anos de garantia e os inversores 5 anos!

Retorno garantido

Quando um sistema solar é instalado ele começa a produzir desconto na fatura de luz. Levando em conta a vida útil do sistema, imagine esse desconto por mais de 25 anos, é um prazo bem maior do que o necessário para paga-lo.

Um sistema se paga em média em 5 anos, esse retorno do investimento pode variar de acordo com cada consumidor, alguns se pagam em menos tempo e outros podem passar um pouco.

Após o sistema solar se pagar, é possível continuar utilizando da sua economia pelos próximos anos de vida do mesmo.

Valorização do seu imóvel

Um imóvel com um sistema solar fotovoltaico pode ter um valor a mais na hora de vender.

Uma pesquisa organizada pela Lawrence Berkeley National Laboratory, nos Estados Unidos, analisou quatro mil imóveis à venda, e concluiu que os compradores estavam dispostos a pagar até 25% a mais pelos imóveis que possuíam energia solar.

Monitoramento da produção de energia

O inversor é quem monitora o quanto as placas estão gerando de energia durante o uso, inclusive a maioria das marcas possui aplicativo próprio onde é possível ver todos os dados da geração pelo seu celular smartphone ou computador.

Evolução constante

Cientistas e universitários estudam diariamente formas para que as placas solares sejam mais eficientes, para que assim a energia solar se torne algo melhor e mais acessível a cada dia.

Valorização da imagem de sua marca ou empresa

A cada dia mais as pessoas sentem mais a necessidade ter um mundo mais sustentável.

Ao investir em energia limpa sua marca ou empresa será mais bem vista no mercado, por estar colaborando para que o mundo se torne um lugar cada vez mais agradável de se viver para toda forma de vida.

Desvantagens

Valor do investimento

Apesar do valor inicial ser alto por conta de vários fatores, se for colocar na ponta do lápis o custo benefício vale muito o investimento.

Não gera em período que o sol não está presente

Este é o único problema de o sistema ser dependente do sol, não gera durante a noite. Mas a economia continua por conta dos créditos de energia (se quiser entender como funciona esses créditos Clique aqui).

Solicite seu orçamento

Após você comparar as vantagens e desvantagens, aposto que ficou curioso em saber quanto sairia um sistema de energia solar fotovoltaico personalizado para seu consumo!

Nós da KS Energia Solar temos o sistema que você procura, entre e contato conosco Clicando aqui! Tiraremos todas as suas dúvidas!