Como funciona os sistemas de Energia Solar Off-Grid e Híbrico?​

Cada dia mais as pessoas buscam em suas vidas meios sustentáveis, assim contribuindo para o meio ambiente e a sociedade.

 Já pensou fazer isso e ainda economizar todo mês? Sim é possível.

O sistema de energia solar fotovoltaico tem grande procura e vem se mostrado cada vez mais eficiente.

Aprenda como funciona o sistema de energia solar Off-grid e Híbrido e quais suas vantagens!

O que é o Sistema Off-Grid?

O sistema de energia solar off-grid é caracterizado por não ser conectado à rede elétrica, o que o torna auto sustentável. Esta solução é utilizada principalmente em locais que não possuem acesso a rede elétrica.

 Este sistema é mais recomendado para produtores rurais, e geralmente são utilizados para um proposito local e específico como eletrificação de cercas, bombeamento de água, postes de luz, geladeiras que armazenam remédios e vacinas, entre outros.

Como funciona?

Este sistema é composto por placas solares, inversor, controlador de carga e o banco de baterias.

 As placas solares captam raios solares onde os transformam em energia elétrica (corrente continua), a energia então é encaminhada para o inversor onde o mesmo as transforma em energia alternada para o consumo de equipamentos elétricos.

O banco de baterias é usado para armazenar a energia das placas solares. O controlador de carga serve para gerenciar o processo de carga e descarga do banco de baterias.

As baterias garantem o funcionamento do sistema em períodos que a presença de raios solares são escassos ou inexistentes, como à noite, e em dias nublados quando as placas não geram energia suficiente para o consumo.

As baterias devem ter a capacidade de armazenar carga por aproximadamente dois dias de funcionamento.

Suas vantagens são:

Contribuir para o meio ambiente por meio de uma energia limpa e não emitente de CO2

O sistema não demanda manutenção, apenas lavar as placas com sabão neutro de tempo em tempo dependendo do lugar onde se encontra

Alto rendimento

Gera mesmo em dias nublados, só que em menor quantidade

Gera economia e com o tempo se paga

Funcionamento simples e confiável

Silencioso

As desvantagens deste modelo de sistema é o custo mais elevado, podendo ser até 50% mais caro que o sistema on grid, o que o torna mais caro é o banco de baterias as quais a vida útil é de aproximadamente 4 anos (varia de acordo com o tipo de bateria).

Sistema Híbrido

O sistema de energia solar híbrido é a junção do sistema off-grid com o sistema on-grid. As cargas da bateria são utilizadas quando há falta de energia da rede.

Na ausência de energia elétrica as baterias continuam sendo carregadas pelas placas solares.

Como funciona?

O sistema é composto por placas solares, inversor, central controladora, controlador de carga e o banco de baterias.

 Durante o dia, quando há bastante incidência de raios solares, o sistema on grid abastece os equipamentos elétricos e também a energia é utilizada para carregar as baterias. A energia excedente é injetada na rede, assim gerando créditos.

A rede elétrica garante o funcionamento do sistema em períodos que a presença de raios solares são escassos ou inexistentes, como à noite, e em dias nublados quando as placas não geram energia suficiente para o consumo.

Na falta de energia da rede o sistema ativa o modo off grid automaticamente.

Os processos de transição entre os modos on-grid e off-grid são possíveis graças a central controladora.

Suas vantagens são:

Serve como um super nobreak

Fonte de energia interrupta

A central controladora pode ser configurada para que o sistema off-grid seja ativo em horários específicos, ex. horário de ponta (18:00h às 21:00h)

Requer maior investimento quando comparado a outros sistemas fotovoltaicos e a instalação é mais complexa, assim necessitando de mais espaço.

Então agora que você já sabe como funciona o sistema de energia solar off-grid e hibrido, que tal saber também quanto custaria um sistema personalizado para seu consumo?

Clicando aqui você pode solicitar um orçamento sem custo algum!